quinta-feira, 23 de junho de 2011

Resumo do filme O IMPÉRIO ROMANO

O filme conta a história em que se passa em Roma 44 A.C. No reinado de Júlio César   um líder militar e político Romano que conquistou o povo com suas vitórias militares e passou a ser perseguido pelo senado que era liderado por Cássio e também por seu próprio filho Brutus e mortos por eles com 30 punhaladas.
Eu sempre ouvi a famosa frase “até tu Brutus “,mas no filme ele diz “até você meu filho.
Quando está morrendo Cezar pede ao escravo Tirano que proteja Otávio seu verdadeiro herdeiro. Tirano é um escravo e gladiador muito conhecido em Roma como um lutador invencível, tem um filho de 6 anos, Piso e uma mulher chamada Moira.
Tirano manda sua família fugir da perseguição do senado e foge com Otávio até a vila do general Magonius, mas ao chegar lá ele está sendo preso por soldados de Cássio que levam os dois juntos com o general para uma masmorra de combate onde nascem os gladiadores.
Na masmorra são descobertos pelo senado e conseguem fugir. Encontram Marcos Antônio que os levam novamente para o reino. Marcos Antônio  leva uma flechada para defender Otávio durante uma caçada e este passa a se sentir mais seguro em companhia do amigo, porém Tirano está cada vez mais desconfiado das armações que estão por trás das cordialidades de Marcos Antônio.Tirano quase mata  o general Clinton pensando ser um intruso é poupado da morte por Otávio mais expulso do palácio.
Marcos Antônio que está furioso por pensar que Cezar ia nomeá-lo seu sucessor e aproveita o excesso de Otávio e durante uma noite enquanto bebiam vinho juntos fazem um pacto que se algo acontecer a um dos dois um deixa a herança ao outro e Otávio assina um documento passando a herança de Cezar a Marcos Antônio.
Marcos Antônio acha que Otávio está morto com o veneno da víbora e manda enterrá-lo.
Otávio sobrevive e é levado por um soldado da segunda legião que o defende de morrer de verdade.
Enquanto isso Tirano entra para lutar na arena enfrente a Marcos Antônio e tem uma visão com sua mulher Moira, então pede para o seu adversário que o mate com a espada mas Marco Antônio intervém e o prende.
Otávio é descoberto pelos centuriões Romanos  e consegue fugir graças a Camanis uma vestal que tinha uma paixão reprimida por ele, acusada pelo senado de traição por ter escondido o testamento de Cézar em que nomeava Otávio Imperador.
Marcos Antônio vai até a prisão onde está Tirano e propõe que este seja seu centurião para que lhe sirva em troca do filho que está sendo criado com outra pessoa e terras conforme fora prometido por Júlio Cezar . Tirano resiste mas pensa que Otávio está morto e aceita.
Otávio consegue ajuda de Marcus Cícero e o apoio da Legendária Terceira, monta um exército e desafia marcos Antônio numa batalha.
Otávio e Tirano se encontram como adversário para a batalha, mas acabam do mesmo lado e derrotam marcos Antônio.
Otávio reivindica o trono e nomeia Casmani como guardiã das chamas matriarca da ordem  de Vesta .
Enquanto o Tirano reencontra o seu filho Piso e pode finalmente retomar sua vida em paz.
Otávio Cezar Augusto foi o fundador e primeiro Imperador  do Império Romano, mas as bases de Império foram lançadas pó Júlio Cezar.


RESUMO DO FILME CRUZADA

As Cruzadas criaram condições para o renascimento do comércio entre o ocidente e o oriente do mediterrâneo.
O filme conta as aventuras de um jovem ferreiro na Idade Média durante as cruzadas do século 12

O jovem ferreiro em Jerusalém se torna um cavaleiro e surge como esperança para proteger seu povo dos expedicionários que lideram as cruzadas. Ele é convidado a participar da cruzada imaginando poder pagar os seus pecados por ter matado um padre e os da sua mulher que cometeu suicídio e teve a cabeça decepada como mandava a tradição. 
Os homens que faziam parte do movimento das cruzadas , passavam por inúmeros perigos durante a jornada matavam e morriam e diziam ser a por vontade de Deus, acreditavam que Deus determinava os resultados das batalhas .Diziam que lutavam por Deus mas, na verdade lutavam por fortunas e terras.
O filme mostra alguns costumes da época, como por exemplo, comer com as mãos e tomar banho de roupa. Também mostra os templários homens que matavam Árabes ordenados pelos Papas e eram enforcados na sede da guarda de Jerusalém.
Antes de morrer o rei Balduíno VI que era leproso e usava uma máscara de ferro , pede a Bailian que se case com sua irmã Sybilla e governe Jerusalém no lugar de Gui de Luzian marido de Sebylla o qual Balduíno pretendia eliminá-lo do caminho, mas o ferreiro recusa a proposta por questão de princípios,apesar de acreditar que Deus não está mais com ele. Após a morte do rei Balduíno sua irmã se torna rainha e coroa como rei seu marido Gui de Luzian. Este reúne o seu exército para enfrentar Saladino, um chefe militar curdo muçulmano que se tornou sultão do Egito e da Síria e liderou a oposição islâmica aos cruzados europeus no Levante. No auge de seu poder, seu domínio se estendia pelo Egito, Síria, Iraque, Iêmen e pelo Hijaz. 
Antes de Gui de Luzian partir o cavaleiro Bailan aconselha o novo rei a não se afastar de Jerusalém, principalmente de perto da água com sua tropa ,para que Jerusalém não fique desprotegida, mas Gui de Luzian diz que não quer conselhos de um ferreiro e parte com o seu exército.
O cavaleiro fica em Jerusalém forma um novo exército resiste aos ataques das tropas de Saladino, defendendo o povo e consegue um acordo com Saladino para tirar seus homens, mulheres, crianças , velhos e a rainha da cidade e rende Jerusalém. Antes de partir Saladino lhe dá um cavalo e diz “Se Deus não o ama como poderia ter feito o que fez”.
E assim a luta continuou com a Cruzada do rei Ricardo Coração de Leão que durou 30 anos. Esta história é a versão do filme ,porque segundo historiadores a história verdadeira é um pouco diferente.

WWWaproxim.blogspot.com